Muitos de vocês podem se deparar com pequenos barcos e lanchas de brinquedo que com um pouco de criatividade têm condições de virarem um barco rádio controlado. Eu mesmo já apliquei essa técnica com alguns barcos. Posso citar como exemplo, a Guliver. A Guliver é uma marca que fabricava brinquedos na década de 80. Entre os seus brinquedos ela fabricou uma série de barcos de plástico. Com cascos lindos de material muito bacana, principalmente para a época. Esses barcos foram feitos em várias versões, alguns até de super heróis.
Os barcos funcionavam de verdade, com o uso de pilhas. Porém eles não eram de controle remoto. Você colocava as pilhas e ligava um interruptor onde o motor girava na velocidade máxima. Aí era preciso ajustar a direção do leme. Todo o ajuste era manual. O leme era um pouco duro para movimentar com a intenção de não sair da posição em que fora ajustado pelo usuário. Então, era só colocar na água e a diversão estava pronta.
Os barquinhos navegavam bem e eram bonitos de se ver. Ainda hoje é possível encontrar modelos desses barcos a venda em sites de “usados”. Eu mesmo já comprei 2 modelos, são eles:
– Guliver LT70
– Guliver Cristina
A LT70 é uma lancha estilo militar. Possui comprimento total de cerca de 40 cm. Já a Cristina faz um estilo civil de um barco usado para lazer. Essa mede 35 cm de comprimento.
Quando as adquiri, ambas ainda tinham os motores originais do barco. E os dois ainda funcionavam perfeitamente. Na LT70 mantive o motor original. Ela não atinge hoje a mesma velocidade do modelo original, pois eu resolvi alimentar com uma tensão menor. Dessa forma o barco pode ser usado por crianças sem o perigo de se chocar violentamente com outros barcos ou até contra algum obstáculo.
Ambas possuem um servo de 9 gramas instalado no leme. O controle remoto usado foi um modelo Turnigy 9X, mas é possível utilizar qualquer modelo nessa adaptação.
Então da próxima vez que vir um barco ou lancha de brinquedo, enxergue ele com outros olhos. Afinal, ele pode virar seu novo barco RC.