E vamos nós dando sequência na construção desse rebocador. O projeto que usei é do Yarra. Ou seja, o casco eu segui completamente o projeto original. Porém quanto aos acabamentos (fittings) eu dei meu toque pessoal, inclusive adicionando coisas que não existem no projeto. Já outras coisas até existem no projeto original, mas eu alterei de alguma forma. Posso, por exemplo, citar o jato de água presente nesse rebocador. A maior parte desses grandes rebocadores possuem algum tipo de dispositivo que jorra água. Quem nunca viu rebocadores ‘batizando’ um novo navio jogando sobre ele esse jato de água?
Mas é claro que essa água pode também ser utilizada para funções muito mais nobres, como apagar um incêndio. Assim, o rebocador pode jogar água sobre as chamas de um outro barco. Mas voltando ao meu projeto, eu havia dito que fiz algumas modificações. Sim. Nessa questão do jato de água, originalmente ele fica localizado no teto da cabine. A explicação para ele estar ali é dada pelo fato de ser o local mais alto e assim ajudar a água a chegar mais longe. Só tem 1 coisa quando se trata de um modelo (barco) de rádio controle.
Ao acionar e desligar a água, uma pequena fração da água vai cair sobre partes da embarcação. Eu não queria que isso ocorresse, por isso fiz com que meu jato de água saísse de uma das laterais do barco (bem próxima a borda do navio).
Essa foi uma das várias alterações que realizei no projeto original. A minha intenção nunca foi seguir exatamente os acabamentos do original. Mas é claro que alguns preferem fazer algo o mais próximo possível do modelo. Eu mesmo tenho alguns colegas nautimodelistas que seguem esse princípio. Bom, voltando ao barquinho, ele já está bem próximo de terminar. Também, já era hora. Foram alguns anos trabalhando nele.
No vídeo abaixo dá para ver mais detalhes de como está ficando a construção.