Em Janeiro do ano de 1993 saiu a edição número 13 da Saber Eletrônica – Fora de Série. Essa era uma revista que a cada 6 meses era publicada contendo projetos dos leitores. Nessa edição saiu um projeto meu. Na verdade eu enviei esse projeto muitos anos antes. Pelas minhas contas devo ter enviado quando tinha 14 anos, ou seja, 1990. Como a publicação era semestral e tinham muitos projetos por edição é a explicação que vejo para a demora em sair publicado.
Abaixo segue o texto do projeto extraído na íntegra:
“A principal característica deste circuito está no fato dele permitir um ajuste preciso de temperatura do fio de nicromo usado no corte de plásticos e isopor, figura 1.
No entanto o circuito tem por base uma fonte sem transformador, não há isolamento da rede e qualquer toque nos pontos vivos do circuito deve ser evitado para que não ocorra perigo de choques.
Todo o cuidado deve ser tomado na instalação dos componentes deste projeto numa caixa isolada. Na figura 2 temos o diagrama do aparelho.
O capacitor de 470 nF deve ser de poliéster de boa qualidade com isolamento para pelo menos 250V se a rede for de 127V. Na rede de 220V ele deve ter um isolamento de 400V.
O transistor pode ser o 2N3055 ou de menor potência como o TIP 31, no entanto montado em radiador de calor.
DZ1 é um diodo zenner de 12V x 1W e o potenciômetro é comum linear.
O resistor de 100 ohms deve ser de fio, e os diodos podem ser 1N4004 ou equivalentes de maior tensão.”