O barco até vai conseguir navegar, mas talvez a velocidade final fique prejudicada. Existem ainda outros problemas, como uma nuvem no céu. Para ajudar um pouco nessa questão, eu coloquei alguns capacitores de elevadas capacitâncias em paralelo. Assim, a dependendo do tamanho da nuvem e da exigência da motorização ajuda a suavizar esse desafio.
Além disso, como já disse, as placas solares são grandes e por isso o modelo precisa ter espaço suficiente para colocá-las. Esse barquinho eu fiz super experimental, utilizando garrafas PET. Mas é claro que no futuro vou desenvolver um casco bacana para ele. A ideia aqui é testar o conceito e poder fazer experiências para aprimorar o projeto.
E para você que está interessado em conhecer todas as etapas que fiz nessa construção, gravei uma série de vídeos explicando elas. Assim, você também pode construir o seu. O projeto em si ficou muito legal e totalmente funcional. Eu utilizei 2 células solares, onde cada uma fornece 12 Volts. A corrente nominal que cada uma é capaz de fornecer é 250 mA. Pode parecer pouco, mas a questão é dosar corretamente o motor que será usado para a propulsão. Afinal, ligando essas duas células em paralelo eu obtenho uma corrente de 500mA, um valor bem interessante, né?
Então para isso, eu peguei vários motores que tinha aqui na minha sucata, para fazer testes. É claro que esses motores eram para 12 Volts, isso é essencial, pois essa é a tensão da célula. Porém entre os vários motores que tinha, alguns se mostraram melhores para o projeto, pois seu consumo de corrente era baixo. E mesmo com baixa corrente, alguns deles mostravam-se com bom torque, o que me levou a decidir por esses.
Tem um vídeo mais a frente onde mostro o consumo de corrente total do projeto e você vai ver que realmente ele ficou muito baixo. Mas é claro que com o motor na água, devido ao atrito do hélice com a água, o consumo de corrente irá subir um pouco, mas nada que fique fora do que minhas células solares conseguem fornecer.
Para o controle da direção eu optei pelo pequeno servo de 9 gramas. Esse é um servo muito barato e leve. Mas tem o problema de não ser a prova d´água. Então, volto mais uma vez para o que disse anteriormente. Esse projeto é experimental e o servo de 9 gramas tem a vantagem, além de tudo, de consumir uma corrente baixa. No mais usei um ESC com BEC. O ESC sim é a prova d´água e será mantido em definitivo nas melhorias desse barco no futuro.
Sobre as células solares, eu as comprei no Mercado Livre. Você encontra muitos tamanhos, preços e modelos diferentes, por isso acho importante você analisar bastante todas as opções. Ou seja, não precisa ser exatamente a mesma que utilizei. É só atentar para a tensão que deseja utilizar e o PRINCIPAL, a capacidade de fornecimento de corrente. Daqui uns meses eu vou colocar tudo isso em um novo casco e fazer um upgrade no projeto. Mas por hora, assiste tudo o que já fiz nos vídeos abaixo.