Durante o processo de soldagem, entre uma solda e outra, acabamos por vezes deixando uma quantidade de estanho na ponta do ferro de soldar. Isso atrapalha muito a próxima soldagem, pois o ideal é que a ponta esteja limpa. Com a ponta limpa fica fácil dosar a quantidade de estanho para a próxima soldagem e assim controlar bem esse processo.
Mas o problema é que essa solda se acumula independentemente da nossa decisão. Faz parte do processo de soldagem. Ou seja, após soldar sempre fica um pouco de solda ali na ponta do ferro de soldar. Na próxima soldagem talvez fique um pouco mais e isso vai atrapalhando o resultado que buscamos com uma boa soldagem.
Ainda existe um outro agravante, a fumaça que fica saindo do ferro de soldar enquanto ele está com estanho derretido na sua ponta. Essa fumaça incomoda muito (pelo menos para mim) e também faz mau à saúde. Por isso é melhor a gente buscar eliminar essa fumaça. Já dei dois excelentes motivos para você pensar nisso. Um de ordem prática ligado diretamente a um bom resultado que será obtido durante a soldagem e outro associado com questões de saúde.
Para fazer essa limpeza do ferro de soldar, alguns fabricantes vendem uma esponja vegetal que é usada nesse procedimento. Alguns suportes de ferro de soldar até vêm com esse tipo de dispositivo. Sinceramente eu não gosto muito dessa esponja para realizar a limpeza da ponta do ferro. Mas se você se sente bem usando ela, fique tranquilo. Porém eu vou te dar uma outra sugestão que venho usando há muitos anos e funciona muito bem.
O processo que uso na limpeza faz uso também de uma esponja, mas nesse caso é uma esponja usada na limpeza de louças. Trata-se da esponja dourada que pode ser usada para ariar panelas e você encontra facilmente nos supermercados. Além do mais, ela não é cara e o seu uso vai durar por muitos e muitos anos. Isso porque ela não estraga com o uso, pois a solda não gruda na sua superfície. Sim. Isso é perfeito para nosso uso.
Assim, o que você precisa fazer é providenciar um pequeno pote de vidro. Sim. Tem que ser de vidro. Poderia até ser de metal, mas vai te atrapalhar a visualização do conteúdo. Por isso, procure um pequeno vidrinho. Dentro dele insira a esponja. Coloque a mesma bem no fundo dele. E está pronto.
Durante o processo de soldagem vá inserindo, entre as soldagens, o ferro dentro dessa esponja. Você verá que ele sai completamente limpo. Na hora termina aquela fumaça dele e você pode seguir para a sua soldagem seguinte. Repare também que no fundo do pote de vidro vão se depositando pequenos pedaços de solda. Por isso a necessidade de um pote de vidro. Primeiro que ele resiste ao calor do ferro e depois você pode ir vendo a sujeira se acumulando dentro dele. Com o tempo tire essa esponja e jogue o resto de solda que se acumulou no fundo. Recoloque a esponja e pronto.
Para te ajudar nesse processo eu gravei o vídeo abaixo. Veja só que simples é fazer isso. O resultado é sensacional e você nunca mais vai querer se separar do seu pequeno pote que limpa a ponta do ferro de soldar.