Montando um Controle Remoto Monocanal
Aqui vou mostrar como montar um controle remoto monocanal. Você pode usar ele para qualquer aplicação. O alcance gira em torno de 100 metros da forma como vou propor a construção. O controle é modulado por tom e funciona na frequência de FM.
Para aumentar o alcance uma das características adotadas é a utilização de um rádio FM na recepção do sinal do controle remoto. O rádio FM é caracterizado por ter uma sensibilidade muito boa, o que vai aumentar em muito o nosso alcance. A saída do áudio que era entregue ao alto-falante é substituída pelo circuito abaixo. Esse circuito ao receber um tom aciona um transistor e comuta um relê.
O circuito do transmissor é mostrado abaixo. Ele é alimentado com pilhas pequenas devido ao baixo consumo de corrente exigido. A tensão pode ser alterada, até certo limite, para aumentar também o alcance. Com uma tensão de até 6 Volts o circuito funcionará bem.
Circuito do Transmissor e do Receptor
Na imagem abaixo a placa de CI que projetei já está dentro da caixinha patola.
Na outra imagem podemos o receptor. A parte superior é o rádio FM. O circuito agregado na parte debaixo do rádio FM é o acionador por tons.
O transmissor tem somente 1 único botão, onde ao ser pressionado o tom é enviado via FM. Ao ser liberado o tom deixa de ser enviado ao receptor. Todo o conjunto foi instalado em uma caixinha de plástico com o push-button para ser acionado. Não coloquei interruptor na alimentação já que o próprio push-button é que liga a alimentação. Assim sendo em estado normal nenhuma corrente circula pelo circuito. Como estamos trabalhando na frequência de FM há necessidade de antena com um tamanho razoável para não prejudicar o alcance. Uma antena de até 50 centímetros funcionará bem. Antenas maiores irão fazer com que ocorram instabilidades na transmissão.
Testes e uso
O meu controle fiz uso em um barquinho de controle remoto. Há muitos anos atrás comprei um kit para construir um barco em balsa e casco em plástico. O kit era para instalar um motor à elástico. Porém fiz as adaptações para instalar um motor elétrico. Não 1 na verdade, mas 2 motores. Como o barco já tinha alguns anos resolvi dar uma repaginada nela. Abaixo dá para ver como era (parte branca) e como irá ficar (parte prateada). Usei fita adesiva de entelagem para cobrir a parte superior.
Na imagem abaixo já dá para ver toda a área superior recoberta.
Funcionamento dos 2 Motores
A lógica é a seguinte. Sempre 1 dos motores está ligado. O barco não tem leme. O percurso é alterado se invertendo os motores. Dessa forma ao pressionar o push-button do transmissor o motor que estava funcionando deixa de funcionar e o outro motor é acionado. Ao soltar o push-button ocorre o inverso. Veja que dessa forma nunca poderemos ir em linha reta. O barco vai fazendo uma espécie de zigue zague.
Esse mesmo controle pode ser usado para montar um carrinho. Use a criatividade e depois me escreva o resultado.