Eletromagnetismo gerado pela circulação de corrente por condutor

O que é Eletromagnetismo

Orsted foi um cientista dinamarquês que ajudou muito no desenvolvimento do eletromagnetismo. Ele descobriu que quando a corrente circula por um fio condutor, entre outros efeitos é gerado também através do fio o efeito magnético. Essa descoberta até hoje é a base de várias coisas que usamos no dia a dia. Aqui vamos simular a experiência de Orsted.

Vamos simplesmente fazer a eletricidade de 1 pilha pequena circular por um fio estendido. Embaixo do fio iremos colocar um simples dispositivo para identificar a presença de campos magnéticos, uma bússola.

Circuito fechado 'curto-circuitando' 1 pilha para fazer a corrente circular pelo fio, gerando assim como uma das consequência o efeito eletromagnético.
Circuito fechado ‘curto-circuitando’ 1 pilha para fazer a corrente circular pelo fio, gerando assim como uma das consequência o efeito eletromagnético.
Experiência de Orstead com o uso de uma bússola para identificar a presença do campo magnético.
Experiência de Orstead com o uso de uma bússola para identificar a presença do campo magnético.

Quando temos o interruptor desligado, a bússola aponta normalmente para o norte magnético da Terra. Ao ligar o interruptor, veja que a bússola se movimenta. Ela passa a tentar obedecer ao campo magnético gerado pela corrente que está passando pelo fio. Ela tente a se estabilizar após algum tempo quando se orientar corretamente de acordo com o campo magnético que foi gerado pela corrente elétrica.

Essa experiência foi a base para se criar por exemplo: os relês. Esse componente usa o princípio da indução eletromagnética para criar um imã temporário (eletroímã) e fechar os contatos para ligar ou desligar uma carga.

Assista o vídeo abaixo onde essa experiência é mostrada na prática.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *