Imagina o FPV (controle em primeira pessoa) em um automodelo sendo realizado de tal forma que o volante se mexa conforme as curvas que são feitas no rádio controle. Pois é, essa foi minha ideia quando montei isso. Fiz toda uma adaptação em um carrinho de controle remoto de brinquedo. Fiz o possível para que esse carrinho deixasse de ser brinquedo e ficasse com mais cara de automodelo. No meu canal no YouTube você encontra uma série de vídeos onde mostro as várias adaptações que realizei nele. Porém um desses adereços adicionado foi o volante que se movimenta. No final a solução ficou bem simples.
A eletrônica usada foi um servo mecanismo do tipo 9 gramas. Ele fica ligado com o servo da direção do carrinho através de um cabo Y. Porém não é só isso. A grande questão vem agora. Como esse servo fica virado para o motorista ele precisa girar ao contrário do servo que controla a direção do carrinho. Isso meu deu um trabalho, pois foi necessário desmontar o servo que instalei no volante e mexer nos fios com muito cuidado para não estragar nada.
Você pode pensar que é só inverter os dois fios do pequeno motor do servo. Pois afinal, se inverter isso ele vai rodar para o lado contrário, né? Mas não é só isso.
Dentro dos servos temos um pequeno potenciômetro. Esse potenciômetro fornece o feedback indicando o quanto o cursor já se moveu. Então era necessário também inverter os fios do potenciômetro. Mas quais fios? Bom, nesse caso era preciso pegar os dois fios das extremidades dele e inverter um com o outro. Após isso tudo era só montar tudo novamente e pronto.
E foi isso que aconteceu. O servo funcionou perfeitamente como precisava. É uma dica simples mas muito eficaz.
Ah, uma outra possibilidade seria usar um sistema de polias ou engrenagens. Mas confesso que achei mais fácil mexer na eletrônica.
Dá uma olhada nesse vídeo. Aqui é possível ver em funcionamento todo o conjunto.