Muitas vezes necessitamos de água doce para limpar em locais onde seu acesso não é simples. Como por exemplo, ao levar um barco rádio controlado para ser utilizado em um lago de água salgada. Ou seja, após retirar o barco da água como fazer para limpar ele?
Nesse artigo trago uma ideia simples para resolver esse problema. A solução seria construir um reservatório de água que fosse acessado por uma pequena bomba. Essa bomba seria acionada por meio de um dispositivo adaptado em uma pequena ducha. Esse acionamento leva por sua vez, a ligar os contatos de um relê. Esse relê então seria o responsável por de fato ligar e desligar a pequena bomba d´água.
Vários são os modelos diferentes de bomba de água disponíveis no mercado que você pode estar fazendo uso. Um desses modelos que pode ser adaptado nessa invenção seria a pequena bomba de água usualmente utilizada em limpeza do para-brisas de automóveis.
Essa pequena bomba pode ser encontrada em qualquer casa de material automotivo. Mas lembrando que ela foi idealizada para funcionar por períodos curtos. Assim não dá para usar ela em períodos longos, pois a mesma aquece muito. Ela é meio que blindada e isso dificulta muito a troca de calor do motor com o meio ambiente.
Como ponto positivo dessa bomba está seu preço e também a facilidade de ligar com 12 Volts. O consumo de corrente está em torno de 2A. Então é preciso utilizar uma boa fonte para ligar esse motor.
A adaptação na ducha de água é simples. Mas devido a essa simplicidade ela não tem capacidade de acionar diretamente o motor da bomba. Afinal são 2A. Então é preciso que esses contatos da ducha acionem o relê que mencionei no início do texto.
O relê que será usado precisa ter a bobina para 12 Volts e contatos que suportem com folga os 2A de consumo do motor da bomba d´água. Lembrando que um pequeno circuito com um transistor, um resistor e um diodo, já resolve nosso problema. Para deixar mais claro eu fiz um vídeo mostrando a duchinha.
Inclusive nesse vídeo mostro detalhes de como adaptei os fios na ducha de água.