Quer montar um captador para seu violão ou ukulele? Tá aqui! É muito simples e vou explicar para você como fazer.
Existem na natureza alguns cristais que ao sofrerem deformações geram diferenças de potencial. Mas o que é diferença de potencial, você deve estar se perguntando. DDP ou diferença de potencial é comumente conhecida como tensão. Esses cristais fazem parte de alguns componentes eletrônicos como os chamadas cápsulas de piezo ou cápsulas piezoelétricas.
São dispositivos como esse da foto abaixo.
Elas são polarizadas ou seja possuem polos específicos chamados de positivo e negativo. E conforme disse ao sofrerem deformações físicas, geram nesses dois terminais uma tensão. O cristal famoso nessa aplicação é o Cristal de Rochele.
Um ponto importante de se observar durante a soldagem do piezo é quanto a ficar pouco tempo com o ferro de soldar, pois esses componentes são sensíveis ao calor intenso.
Se você soldar dois fios nos terminais + e – já poderá ligar os mesmos na entrada do seu amplificador. E assim que tocar com os dedos sobre a superfície do piezo ouvirá isso nos alto-falantes.
Então você deve colar o cristal no tampo do seu instrumento acústico. Já fiz testes com o uso de violão, ukulele, guitarra e até violino.
Nesse vídeo mostro o captador em ação.
Aqui nesse outro vídeo eu mostro o funcionamento de toda a eletrônica por trás da captação. É algo bem simples como você já leu, mas o vídeo reforça o conteúdo. Assiste lá: