O Captador do Tipo ‘Cristal’
O Ukulele abaixo não tinha nenhum tipo de captação. Eu mesmo instalei um captador nele. O captador usado foi o mesmo descrito aqui nesse post. Fiz um furo na lateral do instrumento e instalei um plugue P10 fêmea. Veja que o plugue teve que ficar localizado nessa área do instrumento, pois a boca do mesmo é muito pequena e sendo assim é difícil colocar a mão dentro dele. Essa foi a posição em que a instalação se tornou mais fácil.
O captador que usei nada mais é do que um cristal pizeoelétrico. Ele pode ser encontrado em lojas de eletrônica. O captador do tipo cristal tem esse nome, pois a estrutura interna do piezo é formada por cristais. Esses cristais ao sofrerem deformação geram uma ddp (diferença de potencial) em seus terminais. Essa ddp pode no nosso caso ser traduzida pelo som que gerou a ‘deformação’. Dessa forma se esse sinal for aplicado à entrada de um amplificador, poderemos ouvir o som do Ukulele, no nosso exemplo.
Abaixo o circuito do captador com uso do cristal piezoelétrico.
O fio utilizado deverá ser blindado para evitar o aparecimento de roncos da rede elétrica.
Para não haver problema com microfonia, instalei uma grossa espuma dentro do corpo do Ukulele. Funciona super bem. Nunca tive problemas de microfonia mesmo tocando em estúdio.
Veja no vídeo abaixo o som do Ukulele. Nele estou tocando com o uso de um amplificador de guitarra.