Os sites que utilizam-se de um modelo de blog são uma grande oportunidade para divulgarmos produtos e serviços. Se no passado, não muito distante, era necessário contratar um programador para desenvolver seu site, hoje a realidade é outra.
Isso ocorre, pois existem templates que podem ser instalados na conta do servidor que você contrata. O mais famoso desses é o WordPress.
Ele possui uma interface extremamente amigável, o que facilita ainda mais a manutenção por parte até de leigos nesse assunto. Com ele, é possível deixar o site com um aspecto profissional. Sem contar com várias funções, como por exemplo, a programação das datas em que seus artigos serão publicados.
Além desse próprio blog o qual você está lendo esse texto (www.alexbaroni.com.br), tenho um outro chamado Curso Baroni – www.cursobaroni.com.br.
Nesse blog busquei escrever artigos que relacionam a eletrônica com a música. Ele tem literalmente mais de uma centena de artigos escritos.
Mas não basta somente desenvolver o blog ou site. É importante conseguir posicioná-lo de maneira adequada dentro dos buscadores. Ou melhor, dentro do Google. Afinal, atualmente esse é o buscador mais utilizado.
Para assim conseguir, é preciso aprofundar no que é conhecido como SEO – Search Engine Optimization. Portanto, em cada um dos meus sites, eu sempre desenvolvo um trabalho buscando melhores colocações nas buscas. Como consequência, alcanço mais pessoas, tenho mais artigos lidos e mais chances de promover meus serviços.
Embora os blogs sejam muito famosos em razão de toda a flexibilidade que permitem, não é obrigatório o possuir para publicar na internet. Isso porque existem vários sites que aceitam contribuições, como por exemplo, o Instructables. Então se você tem alguma ideia, pode ainda assim desenvolver o conteúdo e publicar.
Clique aqui para acessar um dos meus projetos no Instructables. Abaixo está uma imagem do projeto que pode ser acessado através desse link.