Área Acadêmica

Abaixo deixo um breve currículo da minha formação acadêmica.

2023 – Doutorado acadêmico em Administração de Empresas.
FUMEC – Fundação Mineira de Educação e Cultura.

2019 – 2021 – Mestrado profissional em Gestão Empresarial.
FGV – Fundação Getulio Vargas.

2023 – 2024 – Especialização em MBA em Ciência dos Dados.
UFF – Universidade Federal Fluminense.

2019 – 2021 – Especialização em MBA Executivo em Gestão Competitiva e Business Intelligence (BI).
IUCAM – Instituto Universitário Candido Mendes.

2018 – 2019 – Especialização em Engenharia Eletrônica e Eletromecânica.
IUCAM – Instituto Universitário Candido Mendes.

2017 – 2019 – Especialização em Gestão de Marketing.
UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina.

2023 – Graduação em andamento em Ciências da Natureza.
UNESA – Universidade Estácio de Sá.

2018 – 2023 – Graduação em Ciências Contábeis.
UNESA – Universidade Estácio de Sá.

1996 – 1999 – Graduação em Processamento de Dados.
UVA – Universidade Veiga de Almeida.

Para mais detalhes, acesse meu currículo na base Lattes. Clique no link abaixo:


Ao longo dos anos dos 4 últimos anos venho atuando como professor de Design Thinking no curso de Governança e Inovação Pública da FGV em parceria com o CAF. Os alunos, em sua maioria, eram atuantes em cargos públicos, como em secretarias de educação e meio ambiente. Além de ministrar as aulas de Design Thinking, construíamos juntos projetos voltados para a administração pública. Assim, ao longo do curso, diversos encontros eram realizados para utilizarmos ferramentas de apoio durante esse processo.

Ainda sobre as aulas de Design Thinking, sou certificado pela CERTIPROF (Design Thinking Professional Certificate – DTPC).

Profissional certificado em Design Thinking.


Para trazer um pouco dos dados acadêmicos para esse blog, deixo um dos meus artigos que foi publicado como capítulo de livro.

Esse artigo acima encontra-se dentro do livro Visões da Produção Acadêmica – Imagem da capa a seguir (Veja meu nome presente na capa).

Livro Visões da Produção Acadêmica com capítulo publicado por Alex Baroni

Além dos capítulos de livro, tenho artigos publicados em Revistas acadêmicas. Deixo abaixo o destaque de duas publicações. O primeiro artigo trata de DIY à luz de um debate através da literatura.




Enquanto isso, esse outro artigo é um caso de ensino que escrevi com o professor Joaquim. O artigo aborda questões de governança corporativa.



O ensino é uma área que me fascina. Abaixo, deixo o agradecimento à minha pessoa feito por uma aluna em sua dissertação de mestrado na FGV (Ao clicar na imagem é possível navegar até a base onde encontra-se essa dissertação).






Escrevi um ebook que vai te ajudar na sua escrita acadêmica. Quer fazer o download gratuito desse ebook? Então clique aqui.

Ebook grátis para ajudar no desenvolvimento de sua pesquisa acadêmica.





Durante a escrita acadêmica, muitas vezes escolher qual o teste estatístico a ser utilizado é uma tarefa que pode demandar dúvida. No intuito de ajudar a dirimir isso, desenvolvi uma espécie de quiz. Ao responder as perguntas torna-se mais fácil descobrir o teste estatístico adequado para ser aplicado em cada caso.
A inspiração para desenvolver esse teste veio de algo semelhante desenvolvido pelo professor Heitor Honório da USP, que tive o prazer de ser seu aluno em duas turmas de estatística (Visite www.canalpesquise.com.br). Além dele, tive grandes insights para esse quiz através do livro – Estatística sem matemática para Psicologia, escrito por Dancey e Reidy.

Como forma de aprimorar constantemente meus conhecimentos sobre estatística, participei de diversos cursos livres além das 48 horas de aulas com o professor Heitor Honório (USP). Frequentando 30 horas com professores da UNICAMP, 12 horas com o professor Bido (Universidade Presbiteriana Mackenzie), mais de 70 horas com o professor Bruno Damasio (ex-UFRJ). Além da leitura de diversos livros sobre o tema.

Experimente o quiz! Clique nas opções abaixo.






Relacionado com a atividade de ensino, adiante indico um vídeo que gravei no estúdio que tenho em casa. Eu mesmo realizei toda a filmagem e edição de vídeo e áudio. Como você pode ver na imagem, a mesma possui equilíbrio alcançado por meio de iluminação adequada, o uso de mais de uma câmera na captura e fundo chroma key. Isso acaba por ser um grande facilitador para montar conteúdos de qualidade, inclusive produzindo materiais para instituições de ensino.

Ter alguns equipamentos para chegar nessa qualidade é algo que vale a pena se você está procurando por um resultado mais profissional.

Você também pode acessar postagens que escrevo sobre o ensino. Basta clicar no link a seguir para acessar: https://www.alexbaroni.com.br/ensino/