Olá, formando? Tudo bem? Hoje vou te ajudar falando a respeito de como seu trabalho pode se tornar um artigo e ser publicado em um congresso.
Pois é verdade! Você pode estar escrevendo nesse momento um artigo que será publicado em um congresso. Bom, na verdade você está fazendo seu trabalho de conclusão de curso, mas saiba que ele pode sim tornar-se algo mais enxuto e te permitir o desenvolvimento de um artigo.
Existem vários congressos nas mais diferentes áreas. Uma pesquisa rápida na internet permite que você identifique esses congressos. A coisa toda funciona assim. Você precisa submeter um artigo que deverá seguir determinados padrões. Cada congresso tem seus padrões e você fica sabendo disso diretamente na página do congresso.
O próximo passo é organizar o seu trabalho de conclusão seguindo essas regras. Talvez seu trabalho de conclusão contenha muitas páginas e o artigo para o congresso só permita 10 no máximo, por exemplo. Então existe um trabalho intenso da sua parte para reorganizar tudo, mas ainda mantendo o sentido da sua pesquisa.
Talvez algumas coisas que constem no seu trabalho de conclusão, não sejam pertinentes para constarem no artigo. Saiba que os avaliadores do seu artigo são mestres e doutores, então algo mais conceitual que tenha no seu trabalho será desnecessário constar no artigo. Afinal, esses professores conhecem essa teoria e não é necessário você explicar ela para eles.
O passo seguinte é pedir alguém para revisar seu trabalho em busca de erros de português. Pode nem haver necessariamente um erro ortográfico, mas talvez o professor de língua portuguesa encontre uma forma melhor de escrever determinadas frases. Enfim, é um ponto para que você analise se acha que tem pertinência ou não.
Depois disso é submeter o documento de fato. Alguns congressos solicitam que o documento seja enviado no padrão Word (DOCX), enquanto outros no formato PDF. Por isso é importante se orientar sobre as diretrizes de cada um dos congressos. Um outro tópico importante nesse momento é que seu trabalho não deve identificar você. Isso é de extrema importância, pois assim os avaliadores mantêm a lisura no processo de seleção.
Dessa forma, dentro do seu documento não pode constar seu nome, telefone ou qualquer coisa semelhante. Para tornar esse processo mais isento, você precisa ainda eliminar quaisquer referências pessoais que constem nas propriedades do arquivo. O que quer dizer isso? Bom, procure seu arquivo no Windows Explorer. Clique com o botão direito nele e vá em Propriedades. Em seguida clique na aba chamada Detalhes. E por fim vá na opção ‘Remover propriedades e informações pessoais’. Ali você pode eliminar dados como atributos, autor e até o nome do computador onde foi criado esse arquivo. Isso é de suma importância pois segue a mesma orientação anterior, ou seja, fazer com que esse arquivo não contenha nenhuma identificação pessoal do autor. Veja mais detalhes na imagem abaixo.
Ah, e mesmo que você não queira submeter seu trabalho para um congresso, saiba que em muitos deles você pode assistir como um ouvinte. Talvez seja uma opção para que você se familiarize com esse mundo e possa no próximo congresso enviar sua pesquisa.
Então é isso. Eu fico por aqui. Um abraço e até o próximo. Tchau!