O leme é o componente responsável por dar a direção do nautimodelo. Diferentes são os materiais possíveis de serem usados nessa fabricação. Porém a maior parte das pessoas utiliza o latão. Ele é muito usado, pois trata-se de um material que aceita facilmente a solda de um simples ferro de soldar. Ou seja, para trabalhar com esse material você não precisa de um mega soldador elétrico. Com um ferro de 30 Watts o trabalho já é realizado.
Mas é claro que se você possui um ferro de soldar de 50 ou 100 Watts será melhor nesse tipo de função. Afinal a soldagem ficará melhor.
Se preferir pode usar também pasta de solda para que todo o processo de união das peças fique melhor. A minha dica para conseguir facilmente uma peça de latão é através do uso de cápsulas de piezo. Esses pequenos alto-falantes são feitos de latão e por isso a soldagem neles ocorre facilmente. Mas é claro que você pode também utilizar um tipo de cola para prender o leme. É sempre importante você arrumar boas estratégias para unir bem essa peça.
Ela sobre muita força no seu uso durante o atrito na água. Eu mesmo já passei por uma experiência ruim com leme. Estava navegando com minha lancha quando percebi que ela não respondia aos comandos do leme. Ela navegava normalmente, mas sem leme. Já imaginava o que teria acontecido. Quando consegui tirar ela da água, pude realmente constatar meu pressentimento. O leme havia se soltado. Dependendo da situação em que você se encontre a perda do leme pode levar a perda do modelo. Então fique ligado!