Em um modelo elétrico, seja, carro, barco ou avião, existe um padrão bem comum na ligação da parte elétrica. Esses modelos possuem um componente chamado ESC. Ele faz o controle de velocidade do motor. É comum também que o ESC já possua internamente o chamado BEC. O BEC é a parte do dispositivo que fornece os 5 Volts necessários para alimentar o circuito do receptor do controle remoto.
É comum utilizarmos as chamadas baterias LIPO nesses modelos, mas pode-se encontrar outras baterias sendo utilizadas. No caso, diferentes baterias não vão gerar uma ligação elétrica diferente da que vou mostrar.
Também precisamos ter o motor elétrico. Esse motor pode ser do tipo com ou sem escovas – ou seja, brushless ou não. Caso o motor seja com escovas ele terá somente dois fios. Já um motor brushless (sem escovas) será composto por 3 fios.
Para finalizar precisamos do receptor do rádio controle onde o chamado bind (sincronismo) com o transmissor já foi estabelecido.
Agora já podemos ligar tudo. A ligação é simples e ajuda muito os novatos nessa área. Veja na imagem abaixo a disposição de cada um dos componentes mencionados nesse texto.