É a construção de modelos navais em miniatura. Existem réplicas de veleiros, lanchas, rebocadores, navios de guerra, entre outros. Os modelos podem ser estáticos ou motorizados. Os estáticos, como o nome já diz, são modelos decorativos. Existem vários kits no mercado, onde com cola e tinta essas embarcações tomam vida.
Existem também os modelos motorizados, esses podem ser elétricos ou à combustão e estão aptos a serem colocados na água. São construídos com vários tipos de materiais entre eles: madeira e fibra de vidro. Com a adição de um sistema de rádio controle, o barco passa a ser controlado à distância.
Os construtores de nautimodelos acabam, por necessidade, conhecendo não somente à respeito de trabalho com madeira e fibra, mas também eletrônica e um pouco de engenharia naval.
Podemos embarcar vários dispositivos eletrônicos nos barcos como LEDs, buzinas, sons, jatos d´água, câmeras, entre outros. O nautimodelismo possui adeptos por todo o mundo. Aqui no Brasil existem vários grupos e associações que se reúnem para trocar ideias sobre o tema. Na cidade do Rio de Janeiro, temos uma série de lagos que exploramos com nossos barquinhos. Em grande parte delas não é necessário pagar nenhuma taxa para participar. A ideia principal é o lazer, descontração, reunião do grupo e troca de ideias sobre os temas afins.
Nas imagens abaixo é possível vermos algumas reuniões dos grupos de nautimodelistas do Rio de Janeiro.
Onde é praticado o nautimodelismo atualmente no Rio de Janeiro? (lagos, lagoas, etc.)
Paulo,
Está sendo praticado em lagos. Atualmente meus colegas estão indo na Quinta da Boa Vista. Sempre aos sábados pela manhã. Eu moro mais distante de lá, então não tenho ido. Anualmente ocorre um evento na Escola Naval que todos nos encontramos. Esse ano o evento foi nesse mês.