Para quem gosta de modelismo, em vários momentos nos deparamos com a necessidade de gerar fumaça para sair de uma chaminé ou cano de descarga. Sim! Queremos que os modelos se pareçam com o real. E muitas vezes alimentamos os modelos com pilhas e não motores a combustão, dessa forma não tendo o realismo da fumaça.
Gerar fumaça não é um bicho de sete cabeças e temos uma série de possibilidades disponíveis. A mais famosa é com o uso do mesmo material que é normalmente utilizado em festas e discotecas. Esse material é uma espécie é glicerina diluído com água. Porém para gerá-la é preciso aquecer esse material. Aquecer algo dentro de um modelo elétrico pode não ser uma boa ideia. Então eu decidi não seguir por esse caminho na construção de uma chaminé para meu rebocador.
Então um dia em casa vi meu filho fazendo nebulização e saquei que aquele seria um excelente caminho. A fumaça não é tóxica e não custa nada, já que basta colocar água em um reservatório. Sei que esse processo ocorre através de ondas sonoras de altíssima frequência que ao entrar em contato com a água a levam para o estado gasoso. Para minha surpresa o dispositivo transdutor oficial utilizado nos nebulizadores não é tão baratinho. Além do mais, não basta esse transdutor, mas é preciso também montar um circuito que irá fazer com que o mesmo entre em oscilação.
Bom, até aqui já sabia o caminho que iria seguir, porém não como implementar da forma mais barata e simples. Pensei em comprar um nebulizador barato que já resolveria meu problema. Sim, é verdade. Porém o mais barato deles ainda achei caro.
Até que descobri um dispositivo que gera nebulização para ser usado em fontes de água residenciais. A ideia é gerar uma névoa e com a ajuda de LEDs dar um ar diferentes a essas pequenas fontes que colocamos em casa sobre as mesas onde a água fica caindo.
Esse aparelho é facilmente encontrado em lojas on-line e custa bem pouco se comparado a todas as outras possibilidades. O único inconveniente dele é que o mesmo funciona com 24 Volts. É uma tensão um pouco mais alta do que normalmente usamos nos modelos. A minha solução foi ligar em série duas baterias 3S (12 + 12).
Porém agora ainda temos um problema para resolver. A fumaça gerada nesse caso é muito pesada. Precisamos adaptar uma ventoinha para fazer com que a mesma seja impulsionada para fora. A ventoinha pode ser comprada para uma tensão de 12 Volts ou até menos de acordo com sua necessidade.
Dois cuidados devem ser lembrados. Jamais ligar o aparelho sem água, pois caso contrário ele irá queimar. Além disso, lembrar que a fumaça é formada por gotículas de água e por isso é bom proteger partes por onde a fumaça vá passar.
O resultado é bem bacana. Assista o vídeo onde falo os detalhes desse transdutor elétrico e o veja em ação.