Em muitos projetos se torna necessário o uso de algum artifício com o qual seja possível jorrar água para o alto. Os projetos mais comuns envolvem a criação de barcos rádio controlados que possuem dispositivos tipo mangueiras de incêndio. Existe um motor muito útil para essas funções. Ele está dentro de cada um dos automóveis que existem.
Trata-se do motor do esguichador de água do para-brisas. Esse motor funciona com uma tensão máxima de 12 Volts que corresponde a tensão da bateria do carro. Porém, saiba que é perfeitamente possível alimentar esse motor com uma tensão mais baixa. Fazendo isso ele girará em uma menor velocidade e consequentemente o volume de água que será jorrado será menor. Talvez isso até seja interessante para ajustar o uso desse motor ao seu projeto.
Pois afinal, esse modelo de motor quando alimentado com 12 Volts possui uma força bem grande a água vai bem longe. Então, talvez realmente seja interessante utilizar uma tensão menor. Quem sabe alimentar ele com uma bateria LIPO 2S ou invés de 3S.
Eu já utilizei com as duas tensões e ambas funcionam super bem dentro dos parâmetros que mencionei. Um outro fato importante que também já experimentei é o tempo máximo de funcionamento desse tipo de motor.
Você verá que ele é meio blindado com um invólucro de plástico. Isso faz com que a transferência de calor para o meio externo seja prejudicada. Já fiz um teste onde estressei um motor desses de marca genérica até a queima do mesmo. Ele funcionou por 15 minutos seguidos em parar jorrando a água. Ao longo do teste eu fui monitorando a temperatura do mesmo com a mão. Vi que estava esquentando demais e sabia que o fim dele estava próximo. Depois dos 15 minutos de uso ele fritou. Saiu fumaça e parou de funcionar.
Então a dica é utilizar ele com moderação utilizando-se a alimentação de 12 Volts. Se alimentar com uma tensão menor irá favorecer esse processo de aquecimento que será bem mais demorado. Uma outra coisa que pode ser feita é colocar um dissipador de calor em alumínio no corpo do motor juntamente com o uso de uma pasta térmica para ajudar nessa transferência.
Um outro ponto de grande importância trata da polaridade desses motores. Como a água entra sempre por um ponto específico e sai por outro, se inverter a polaridade do motor ele não vai funcionar adequadamente. Até vai jogar alguma água, mas bem fraca. O motor não queimará caso você inverta, somente o funcionamento desse será prejudicado.
Ah, eu já desmontei um motor desses. Dentro dele é bem simples. Uma pequena peça de plástico faz o papel do pinhão que pressuriza a água. O motor utilizado me parece um 380 ou 390. Dá para reutilizar o motor em algum projeto sem sombra de dúvidas.
Uma outra grande vantagem desse motor é o preço. Não é caro e é algo bem fácil de encontrar em qualquer loja automotiva.